terça-feira, 29 de outubro de 2013

Boletim 339


"O Coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos"
(Provérbios 16:9)

DIA DA REFORMA

A preocupação que cada pessoa tem por sua saúde é bastante grande. Ao primeiro sinal de doença, de distúrbios, de dor, procura-se um médico. Pelo menos é o que toda pessoa responsável deveria fazer.

E como está a preocupação com a saúde espiritual? Como está a saúde da igreja? Infelizmente não são todas pessoas que se preocupam em saber se vai bem o andamento da igreja cristã no mundo todo. Quantos realmente se preocupam com o fato de a verdade bíblica estar ou não sendo mantida no cristianismo moderno?

Martinho Lutero, monge católico da ordem de Santo Agostinho, filho de Deus como todos nós, pecador necessitado de perdão como cada um de nós, foi despertado para esta realidade no século 16.

Lutero sentiu na própria carne as consequências trágicas e drásticas da religião da época. Deixou de lado os ensinos e os escritos da igreja, palavras de homens, e começou a pregar e ensinar as verdades bíblicas. Pregava sobre os Evangelhos, ressaltando a obra salvadora de Cristo. Pregava sobre os salmos, ressaltando a bondade de Deus. Pregava sobre as cartas apostólicas, apontando a salvação através da fé em Cristo.

Um dos fatos que mais causou indignação, a Lutero e a muitos outros cristãos esclarecidos, foi a venda de indulgências. Ensinava-se que quando a pessoa morria, não ia nem para o céu nem para o inferno, mas ficava num estado intermediário chamado Purgatório. Para que a alma pudesse ir para o céu e descansar em paz era necessário que, ainda em vida, a pessoa tivesse comprado o perdão através das indulgências. Se a própria pessoa não tivesse feito isso, seus parentes deveriam comprar indulgências após a sua morte. A propaganda que corria pelo cristianismo afora dizia mais ou menos assim: "Quando o dinheiro na caixa cai, a alma do purgatório sai". Prometia-se perdão dos pecados nesta vida e na eternidade em troca de dinheiro.

Muitos do povo, pouco ou quase nada esclarecidos nos ensinamentos bíblicos, compravam perdão para os seus pecados, continuando a viver em erro, sem arrependimento e confiança em Deus, iludidos e confiando que um papel lhes garantia a salvação.

Como vai a igreja cristã no mundo de hoje? A palavra de Deus é respeitada e ensinada? Ainda são vendidas indulgências? Por incrível que pareça, sim. Só que hoje é diferente. Nosso mundo está mais imediatista. Existe pouca preocupação com o pecado, muitos até nem gostam de falar nesta palavra. Nesse ambiente, ao invés de se vender perdão, a indulgência e o comércio da fé se manifestam através da venda de bênçãos. Imagens e objetos que protegem.

Basta ligarmos a televisão. Deus está sendo vendido e negociado como em nenhum outro momento da história. Nós como filhos de Deus temos o dever de condenar e de denunciar as aberrações que se fazem por traz da Palavra de Deus.

O movimento da Reforma que começou em 1517 teve como missão condenar esse tipo de falsificação da palavra de Deus. O movimento da Reforma que continua nos dias de hoje tem a missão de apontar em que direção está realmente o Cristo e por que caminho se anda em direção a ele. Não se trata de pregar a divisão, mas de condenar a falsificação e apontar para a salvação.

Conta uma história que certa vez caminhavam pela mesma rua um senhor, cristão, e um ateu fabricante de sabão. Disse o fabricante de sabão: "Parece que o Evangelho que vocês têm pregado não tem surtido muito efeito. O mundo vai de mal a pior." Por instantes, o cristão ficou sem resposta. Logo a seguir, passaram por um grupo de crianças totalmente sujas, que brincavam na lama, este disse: "Vejo que o seu sabão também não consegue fazer as pessoas andarem sempre limpas". "Oh, o sabão é muito bom, mas tem que ser usado", disse o fabricante. "Exatamente", disse o cristão, "o mesmo se dá com o Evangelho, tem de ser aplicado à vida".

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero afixou suas 95 teses na porta da catedral do castelo de Wittemberg na Alemanha. Ano após ano as igrejas da Reforma celebram esta data. Deus permita que mais vezes possamos assim proceder. A Reforma também não é uma data para festejar o início de uma igreja nova e diferente das outras. O que se tem para festejar é o fato de que a Palavra de Deus foi desenterrada e trazida novamente para dentro da igreja com a finalidade de limpar toda a sujeira e o mal que infestam e encardem este mundo corroído e manchado pelo pecado. Deus nos deu o melhor remédio para a saúde da alma, da igreja e do mundo: A palavra que liberta. Basta usarmos. Basta buscar estes ensinos e conselhos de Deus.

Nós podemos, devemos e queremos sempre celebrar a Reforma. Não com espírito de separatismo e arrogância. Cristãos não são inimigos nem adversários. O Deus que a Reforma fez com que fosse novamente ensinado é o Deus do amor e do perdão, da justiça e da salvação. Esta redescoberta é que precisa ser comemorada e continuamente anunciada.

O cristão responsável se preocupa em cuidar da sua igreja, procura conduzir a sua vida pela palavra de Deus, e está sempre tentando reformar a sua vida (pela ação do Espírito Santo).

Que o Senhor nos abençoe a todos, e que ele nos conduza a que também possamos conhecer a palavra que liberta, que perdoa e que salva: a Palavra do nosso Deus. Amém.

Comunicados

Sínodo
O conselho agradece todos os envolvidos na organização e recepção do Sínodo que ocorreu no último Sábado em nossa igreja.
É com esta visão de Comunidade unida e participativa que nossa IER tem o intuito de crescimento como Igreja.
A todos um muito obrigado.
Oferta
A oferta do próximo Domingo será para o Projeto Missionário em Campo Magro
Profissâo de Fé
No dia 10 de novembro, após o culto, o Conselho irá se reunir com todos os estudantes que irão fazer a profissão de fé que será realizada no dia 08 de dezembro.
Também no dia 10 de novembro será realizado o Almoço Comunitário, para o qual todos estão convidados.
Assembleia Ordinária com Eleição de Oficial
Convocamos a todos o membros de nossa igreja para a Assembleia Ordinária que irá ocorreu dia 15 de dezembro após o Culto.
Nesta Assembleia será realizada a eleição de um novo Presbítero, que irá substituir o Presbítero Lucello.
Gostaríamos que os Membros professos indiquem ao Conselho nomes para a eleição até o dia 01 de dezembro.
Semana Teológica
Divulgando as palestras de reflexão teológica que acontecerão
nos dias 30 e 31 de outubro de 2013 às 19:30h

O tema é "A Relevância da Teologia Reformada para os nossos dias"
e será ministrada pelo Pr. Alderi de Souza Mattos, historiador oficial da IPB.

Local: Igreja Presbiteriana do Tarumã.
Rua Raul Joaquim dos Quadros Gomes, 420;
Bairro Tarumã; Curitiba/PR
Fone/FAX: (41) 3263-2580
Site: www.fatesul.com.br

Calendário IER Curitiba

DomingoSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
27/10

10:00
Culto Curitiba - Especial Reforma Protestante

19:00
Culto Campo Magro
28/1029/1030/10

Palestras da semana teológica
31/10

Palestras da semana teológica

10:00
Visita ao hospital do Trabalhador

19:00
Aula da Fatesul
01/1102/11
03/11

10:00
Culto Curitiba - Oferta p/ Campo Magro

19:00
Culto Campo Magro
04/1105/1106/11

20:00
Coral
07/11

10:00
Visita ao hospital do Trabalhador

19:00
Aula da Fatesul
08/1109/11

Data

Plantão do conselho

Escola Dominical

Café com bolo

Presbítero e DiáconoProfessor (Lição)MaternalCaféBolo
03/11Lucello e MichelleGisleine (Jesus e Zaqueu - Lucas 19:1-9)Michelle V.JandiraMichelle D.
10/11Fabio e AlexandreAnna Vsa (Gincana Bíblica: 12 Tribos Israel / 12 Apóstolos)KarenSilviaMichelle V.
17/11Ricardo e MichelleMonica (O Reino de Deus está Próximo - Lucas 21:29-33)Mãe PresenteIvoneKatia
24/11Lucello e AlexandreLuana (O Juízo Final Mateus 25:31-46)JandiraMarianMonica
01/12Fabio e MichelleLuana (O Empregado Fiel e Infiel Mateus 24:45-51)MonicaEllenNicole

Aniversariantes

28/10 - Nicole Salomons

Contatos do Conselho

Pastor Gerson Iurk - (41) 3026-4863 e (41) 9611-0353 / geriurk@hotmail.com
Presbítero Ricardo Wendell - (41) 3083-7007 e (41) 8837-2431 / ricardowendell@gmail.com
Presbítero Fabio Verschoor - (41) 9991-9750 / fabio@dinfo.com.br
Presbítero Lucello - (41) 3275-8221 / lucellob@gmail.com
Diaconisa Michelle Dykstra - (41) 9766-1662 / midyks@yahoo.com.br
Diácono Alexandre Zuge - (41) 9853-9390 / alexandrezuge@gmail.com

Rua Tabajaras, 1210 | Bairro Vila Izabel | Curitiba-PR | (41) 3026-4863

Nenhum comentário:

Postar um comentário